Quem sou eu

Lenita Caetano, atriz e arte-educadora!!
Componente do Grupo de Teatro- Dança LICENÇA POÉTICA e do grupo de tearo QUE RODA de Goiânia.

domingo, 27 de novembro de 2011

'O Giro da Criatura' do Grupo de Teatro Olho da Rua

Das peças que participei, esta tem um valor especial pra mim, pois participei até da criação do texto!!!


O espetáculo O Giro da Criatura narra a trajetória de Constança e Zé Olegário, seus encontros e desencontros. Desde menina, Constança viaja pelo mundo querendo entender porque o mundo é tão desigual. Em suas andanças Constança conhece personagens que expressam a representação do povo humilde e simples que compõe arquetipicamente traços simbólicos de nossa identidade rural e interiorana. Com todos eles Constança estabelece uma relação sensível de aprendizado, onde saberes e fazeres da cultura popular, do patrimônio imaterial são valorizados e ressignificados.
            




No outro ponto da história está Zé Olegário, um homem sem esperança que maldiz a vida e almeja a morte. E como no teatro os desejos impossíveis podem ser realizados a Morte misteriosa surge para transportar Zé para outra dimensão. Contudo, antes da Morte, em um giro da vida, Zé encontra Constança, surge um mutuo e recíproco encanto. Será o amor? Talvez... o  certo é que o arrebatamento do encontro reacende a quase apagada chama de vida de Zé, e ele novamente gira e gira... mas os giros da vida são tortuosos e perigosos para o Zé - morte, diabo, cobiça, luxuria, logro... pecados capitais ou escolhas éticas marcam o  seu conflito a cada situação vivida.
            
Depois de muitos acontecimentos um segundo encontro entre Constança e Zé acontece. Será amor? Talvez... o certo é que o arrebatamento do novo encontro, impulsiona  a historia dos dois. 










A dramaturgia do espetáculo O giro da Criatura, foi criada a partir de uma pesquisa realizada pelo Grupo de teatro Olho da Rua, em parceria com a professora e pesquisadora Ângela Barcelos sobre contos da oralidade.
Elenco: 
Lenita Caetano
Rita Alves
Valéria Vieira
Diógenes Carvalho











Este foi o Grupo de Teatro Olho da Rua em "O Giro da Criatura" , lindo enquanto durou, emocionante e super prazeroso.  Mas nada é eterno, a vida gira, o mundo gira, hoje é verdade o que ontem foi mentira.


Fotos: Bernd Marold
Local: Oficina Cultural Gepetto - Goiânia Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário